CAS do Senado vai discutir risco da extinção da profissão de Contadores e Técnicos em Contabilidade

O Sindicato dos Contabilistas de Porto Alegre (SCPA), no intuito de defender os interesses de seus representados (Contadores e Técnicos em Contabilidade), teve uma audiência com o senador Paulo Paim esse ano informando que, no entender do SCPA, poderiam ocorrer sérios prejuízos para a categoria com a impossibilidade de registro dos Técnicos em Contabilidade, a partir de junho de 2015, de acordo com a Lei 12.249/2010.

Atendendo a solicitação do Sindicato o senador Paim protocolou requerimento com este objetivo que foi aprovado na última quarta-feira (18). Com isso, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) vai realizar audiência pública para discutir o tema.

Paim, ao justificar o requerimento, disse que há um movimento pelo fim da profissão, mas que ele não está convencido sobre a pertinência disso. O Senador se disse preocupado com essa possibilidade, uma vez que defende o incentivo ao ensino técnico.

Para discutir o tema, Paim sugeriu o convite a representante do Ministério do Trabalho e Emprego; ao presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Juarez Domingues Carneiro; ao presidente do Sindicato dos Contabilistas de Porto Alegre, Daniel Souza dos Santos e ao 2º vice-presidente da mesma entidade, Marcone Hahan de Souza; ao contador Luís Sérgio da Rosa Lopes; e ao professor de Contabilidade Oscar Lopes da Silva. A data da audiência ainda será definida pela comissão.

O SCPA exige a revogação de um artigo da Lei Nº 12.249 publicada em junho de 2010, a qual em seu bojo, entre outras providências, decretou o fim de uma categoria profissional, qual seja, a dos Técnicos em Contabilidade, que conforme dados de 2012 é formada por 197.260 cidadãos brasileiros.

Fonte: SCPA