Educadores motivados a aumentar a auto-estima dos alunos e incentivá-los a vencer mais esta etapa 

A equipe deste projeto é formada pelos professores (que terão o contato direto com os alfabetizandos), coordenadores (que irão acompanhar o dia-a-dia das salas de aula e dos alfabetizadores) e supervisores (que darão o suporte técnico e pedagógico aos profissionais envolvidos).

Antes do início das aulas, os profissionais receberam um treinamento onde a proposta pedagógica desenvolvida pelo ITDP foi vivenciada em toda a especificidade do ensino adulto. Recursos e técnicas didáticas, avaliação, planejamento, acompanhamento de adultos, postura do educador de adultos e toda a questão do analfabetismo no Brasil estão entre os temas debatidos durante o ano de capacitação.

Além disso, estão previstos no Projeto seminários estaduais e nacionais com a participação de educadores, autoridades educacionais e representantes de entidades que desenvolveram projeto de educação de adultos; reuniões quinzenais, onde serão trabalhadas as dificuldades detectadas em sala de aula e planejadas as atividades para os quinze dias posteriores; e supervisões às salas de aula, para observar a postura do professor e acompanhar o desenvolvimento das turmas.